'Posso admitir que o deficiente seja vítima do destino!
Porém, nao posso admitir que seja vítima da indiferença!' (Jhon Kenedy)
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, situada a Rua Jorqueira, 196 na cidade de Santa Monica – Paraná, foi fundada em 03 de Outubro de 2006 devido a grande necessidade de se criar uma Escola Especial, pois o número de pessoas com deficiência (crianças, jovens e adultos) que necessitavam de atendimento especializado era muito alto, estes tinham que frequentar a APAE de Santa Isabel do Ivaí, tendo que se deslocar diariamente de 17 a 24 Km de distancia.
Para que o sonho se tornasse realidade, foi preciso a colaboração, o desempenho, a boa vontade e um trabalho árduo da senhora Neide Ramiro Palmieri, primeira presidente da entidade, em ajudar pessoas carentes, surgindo então a ideia de fundar a APAE de Santa Monica que mantém a Escola de Especial Raul Garcia, sendo esta em homenagem a um morador que viveu por 36 anos neste município, pois o mesmo também era uma pessoa com Necessidades Especiais, a escolha foi aceita em Câmara Municipal.
Suas atividades tiveram inicio em Março de 2007, e durante esses anos, a APAE contou com algumas diretorias, sendo que atualmente é presidida pelo Senhor Joeme Barbosa de Oliveira Filho, e esta diretoria como a anterior tem o propósito único de levar adiante o movimento apaeano, preservando e zelando pelo bem estar dos alunos. Atualmente escola alem das atividades pedagógicas, oferece aos seus alunos programa de profissionalização.
Hoje continuam-se as lutas, os desafios, enfrentados com muita garra e perseverança por todos que trabalham pela causa Apaeana. Todos se doam inteiramente na missão de continuar caminhando, mesmo com tropeços, e seguindo sempre em rumo a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.